Missão Pessoal: uma bússola para a vida inteira
A cada ano que se encerra começamos a fazer novos planos para o que vem chegando.
Ter planos e sonhar com o nosso futuro é importante, mas não o suficiente para se chegar lá. É necessário ação e um profundo entendimento dos nossos propósitos.
Com certa frequência me pergunto: Como você serei lembrada no futuro? Que marca quero deixar? Estou contribuindo ou gastando mais para o Universo? O que é realmente importante para mim?
Conheço pouquíssimas pessoas que possuem respostas para tais perguntas ou uma missão pessoal escrita e eventualmente revisada ao longo do tempo.
A nossa missão pessoal serve como uma bússola. Ela nos mostra o norte e assim fica mais fácil pautar nossos planos quando já sabemos (ou vislumbramos) onde queremos chegar.
Para escrever sua missão pessoal comece pensando naquilo que é importante para você, ou seja, nos seus valores. Qualquer coisa pode ser considerada um valor desde que seja realmente importante.
Alguns valores são explícitos, ou seja, fáceis de serem identificados como por exemplo: família, trabalho, honestidade, paz, amigos, dinheiro. Mas, se você quer descobrir valores implícitos, ou aqueles que estão escondidos em seu interior, aí vai uma dica:
Comece listando coisas que mais gosta de fazer e pergunte-se: por que você gosta de fazer isto? O que isto lhe traz? Assim, por exemplo, se você listou que adora andar de bicicleta porque isto lhe traz uma sensação de liberdade, eis o seu valor por trás daquilo que você gosta: liberdade. Se você também listou que adora ler, porque isto lhe traz conhecimento, eis novamente um valor: conhecimento.
Selecione de cinco a dez valores essenciais desta lista. Deixe-os à vista e comece a escrever sua missão pessoal pautada nestes valores. Não desanime se não conseguir escrever nada. Uma missão realmente não se escreve de uma hora para outra. Rabisque, deixe-a lá descansando, vá dormir, pense mais um pouco e escreva de novo. Faça esse processo várias vezes.
Lembre-se que uma missão pessoal é sua e, portanto, não vale pedir opinião de mais ninguém para escrevê-la. O que vale é beneficiar aos outros com sua missão, incluir as pessoas queridas em seus planos e pedir apoio para realizar seus objetivos!
Boa sorte!
LEIA MAIS
Reflexão sobre o sentido da vida
Não há quem não deseje alcançar a "árvore de dourados pomos", como descreve o poeta Vicente de Carvalho, tentando definir a palavra felicidade. Com a maturidade percebemos que ela não é um destino, mas um caminho a ser percorrido. Um caminho muitas vezes tortuoso,...
A comunicação e os relacionamentos
Responda a si mesmo se você já passou por alguma dessas situações: Você já fez curso de datilografia? Trocou agulha de vitrola? Conheceu o toca-fitas? Usou uma ficha telefônica? Sabe o que é um mimeógrafo? Evoluímos e estamos em constante evolução. O tamanho do seu...
Dicas para escutar atentamente
Em muitos treinamentos sobre técnicas de comunicação enfatiza-se muito sobre a necessidade de falar e pouco sobre a necessidade de ouvir. Comunicar-se ou se fazer compreender é o equilíbrio entre fala e escuta. Imagine a cabeça do seu interlocutor como sendo um...