Reflexão sobre o sentido da vida

por | 22 set, 2018 | Artigos | 0 Comentários

Não há quem não deseje alcançar a “árvore de dourados pomos”, como descreve o poeta Vicente de Carvalho, tentando definir a palavra felicidade. Com a maturidade percebemos que ela não é um destino, mas um caminho a ser percorrido. Um caminho muitas vezes tortuoso, repleto de adversidades e que uma boa quantidade de pessoas não consegue atravessar sem apoio.

Nestes últimos anos dedicados ao life coaching tenho notado que muitos de meus clientes têm um sintoma em comum: falta de sentido em suas vidas. Estes chegam à primeira sessão literalmente cansados da vida, cansados de suas funções no trabalho, apresentam doenças psicossomáticas e não raro, já foram terapeutizados ou abandonaram seus psiquiatras.

Um dos maiores benefícios do coaching está em ajudar pessoas para que elas encontrem um propósito pelo qual possam viver e lutar. A busca por um sentido me faz lembrar do livro de Viktor E. Frankl (1905-1997), neurologista e psiquiatra, sobrevivente de um campo de concentração em Auschwitz. Frankl conta em “Em busca de sentido” sua comovente, desesperadora e ao mesmo tempo motivadora história como prisioneiro, a quem lhe foi tirado tudo exceto sua razão de viver, seus sonhos e seus planos para o futuro. Nietzsche é citado em seu livro com a frase: “Quem tem um “porquê” viver pode suportar qualquer “como” (Viktor Frankl, p.129).

Mas, como encontrar o sentido, um propósito, uma missão de vida? Muitas pessoas realmente não sabem como fazê-lo. Uma das tarefas que incentivo meus coachees a realizarem é a de estudar a vida de pessoas que conseguiram tal feito. Tais biografias são inspiradoras, estimulantes e nos mostram a direção em que precisamos nos mover.

A história de Frankl nos mostra com maestria que é possível transformar tragédia pessoal em triunfo, por exemplo. Inspirar-se em histórias como estas nos ajudam a reconhecer que todos nós temos potencialidades e que chegar lá depende muita mais de nossas próprias decisões e escolhas e não de condições.

LEIA MAIS

Missão Pessoal: uma bússola para a vida inteira

A cada ano que se encerra começamos a fazer novos planos para o que vem chegando. Ter planos e sonhar com o nosso futuro é importante, mas não o suficiente para se chegar lá. É necessário ação e um profundo entendimento dos nossos propósitos. Com certa frequência me...

A comunicação e os relacionamentos

Responda a si mesmo se você já passou por alguma dessas situações: Você já fez curso de datilografia? Trocou agulha de vitrola? Conheceu o toca-fitas? Usou uma ficha telefônica? Sabe o que é um mimeógrafo? Evoluímos e estamos em constante evolução. O tamanho do seu...

Dicas para escutar atentamente

Em muitos treinamentos sobre técnicas de comunicação enfatiza-se muito sobre a necessidade de falar e pouco sobre a necessidade de ouvir. Comunicar-se ou se fazer compreender é o equilíbrio entre fala e escuta. Imagine a cabeça do seu interlocutor como sendo um...

Assine minha Newsletter