Dicas para escutar atentamente

por | 12/06/18 | Artigos | 0 Comentários

Em muitos treinamentos sobre técnicas de comunicação enfatiza-se muito sobre a necessidade de falar e pouco sobre a necessidade de ouvir. Comunicar-se ou se fazer compreender é o equilíbrio entre fala e escuta.

Imagine a cabeça do seu interlocutor como sendo um aquário. Diante do mais simples conflito, a cabeça da pessoa se enche de água. A água simboliza a sua raiva, o seu temor, os seus argumentos, a sua necessidade de demonstrar que tem razão e revelar seus verdadeiros motivos e interesses.

Se nos mostramos verdadeiramente bons na habilidade de escutar, e isto inclui ficar calado quando necessário, é possível que em um determinado momento comece a escoar a água do aquário do nosso “adversário”.

Escutar atentamente tem duas vantagens principais:
– Permite-nos conhecer os interesses reais da outra pessoa e propor soluções relevantes para os interesses de ambos.
– Depois de sentir que foi escutado e compreendido, o outro estará pronto para nos escutar também.

Anote estas dicas valiosas para você treinar sua habilidade de ouvir e se sair bem em seus relacionamentos:

1- Concentração: pare tudo o que estiver fazendo para ESCUTAR seu interlocutor. Silencie toda conversação interna dentro de você. Somente ouvindo você conseguirá reconhecer os interesses da outra parte.

2- Ouça com os olhos e você falará com o coração: as palavras representam apenas 7% da força na comunicação verbal contra 55% da linguagem corporal. Portanto, fique atento à linguagem corporal das pessoas e você terá mais chance de dizer aquilo que realmente precisa ser dito.

3- Controle-se, nada de interrupções: quando você interrompe a outra parte, ou não permite que ele chegue às suas conclusões, você demonstra que aquilo que você tem a dizer é mais importante do que aquilo que você tem para ouvir. Se começarem a conversar ou a negociar desta forma, certamente não chegarão a lugar algum.

4- Use a técnica “backtracking1”: trata-se de uma maneira simples de identificar se você realmente entendeu o que o outro está dizendo e mostra, sobretudo, bastante empatia pela pessoa.

Ela funciona desta forma: Ao final de algumas conclusões do seu interlocutor, repita com suas próprias palavras aquilo que ele acabou de dizer: “Puxa, então o que você acaba de me dizer é que não conseguirá me apresentar os relatórios no prazo porque duas pessoas da área acabam de ser demitidas? Posso imaginar seu desespero … Como nossa área pode ajudá-lo até a contratação do novo pessoal?”

A técnica “backtracking” nos ajuda a compreender melhor o outro, e nos dá mais segurança sobre a nossa interpretação. Se por acaso você “repetir” algo que o seu interlocutor não quis dizer, este por sua vez poderá lhe sinalizar: “Não foi isto que eu quis dizer, deixe-me explicar novamente.”

5- Faça perguntas: as perguntas são o caminho mais rápido para encontrar o “norte” nas suas negociações. Além do mais quando você participa com perguntas no diálogo, atesta que toda sua atenção está focado no assunto que está em pauta. Se você não pergunta, não há respostas. Se não há respostas, não há o que ser ouvido. Se não há o que ser ouvido, não há como compreender o que a outra parte necessita…

Espero que estas dicas possam ajuda-los a melhorar os seus relacionamentos!

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